Coordenador : Marcela de Abreu Moniz
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388629.2201.201017.19012023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade acadêmica e administrativa da UFF, campus Rio das Ostras, e população externa dos municípios do entorno ao campus universitário.
Local de atuação: Consultório de Enfermagem no campus Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense
Objetivo
-Ofertar consultas e teleconsultas de enfermagem vinculadas ao Consultório de Enfermagem do Campus Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense; -Realizar treinamento da equipe do projeto sobre as consultas e teleconsulta de enfermagem; -Mapear evidências técnicas-científicas, nacionais e internacionais, sobre o uso da teleconsulta e telesaúde como prática assistencial do enfermeiro em tempos da pandemia de COVID-19; -Realizar a gravação de vídeos curtos e fotografias educativas, sobre temáticas relacionadas à consulta, à teleconsulta e às boas práticas em consultórios de enfermagem; -Disponibilizar por meio das redes sociais do Grupo PET e do consultório de enfermagem, os vídeos, textos e fotografias para educação em saúde e educação profissional sobre consultas, teleconsultas e boas práticas em consultórios de enfermagem; -Realizar contatos com o público-alvo para agendamento, orientações, consentimento e esclarecimentos sobre os temas de saúde e as consultas e teleconsultas ofertadas; -Realizar registros eletrônicos/digitais dos dados e informações em saúde dos usuários atendidos por meio das consultas e teleconsultas de enfermagem; -Realizar avaliações cíclicas para melhoria da qualidade das consultas e teleconsultas de enfermagem prestadas aos usuários; -Elaborar e publicar trabalhos e relatos com base nas experiências adquiridas nesse projeto.
Resumo
Este projeto de extensão contemplará a continuidade da prestação do serviço de consulta de enfermagem nas modalidades presencial e mediada por tecnologia, vinculada ao Consultório de Enfermagem do Campus Universitário de Rio das Ostras da UFF, que será realizado por docentes, enfermeiras e discentes do curso de graduação em enfermagem da UFF. O público-alvo será a comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos) do campus universitário e a população em geral. Serão realizadas consultas e teleconsultas para: intervenção breve em uso de drogas, saúde sexual e reprodutiva, infecções sexualmente transmissíveis/HIV/Aids e Hepatites Virais, diabetes mellitus e hipertensão arterial, conforme protocolos institucionais e preceitos éticos e legais da enfermagem. Serão disponibilizados canais de rede social e aplicativos instantâneos de mensagens para o público buscar os atendimentos. Serão agendados os dias e horários das consultas e teleconsultas, conforme a demanda espontânea, bem como, serão realizadas todas as orientações e esclarecimentos sobre o tipo de atendimento e a tecnologia de comunicação e informação utilizada para a realização dos atendimentos. Serão realizadas reuniões presenciais e virtuais pela equipe organizadora do projeto, bimestralmente, para avaliação contínua das ações do projeto e será encaminhado um formulário para avaliação da atividade pelo usuário atendido. O projeto será aplicado no período de 7 de abril a 30 de dezembro de 2023.